6.29.2009

Jornal "São Paulo Agora", encarte ShowTV, por Vinicius Aguiari - 27/06/09, pág. 20-21

Blogando da Índia

Pelo título de seu blog e pela desenvoltura que mostra em seus vídeos, a paulistana Érika Tabacniks poderia fazer paródias com a turma do “Casseta e Planeta” (Globo). Em vez disso, ela está estudando em Nova Déli, capital da Índia, de onde atualiza o blog “Caminhando na Índia” (www.kika123.blogspot.com) com notícias, fotos e vídeos do país.

Érika (ou Kika, como prefere ser chamada) foi para a Índia trabalhar por três meses em uma empresa multinacional. “Eu estava nos Estados Unidos, em Medford [Massachusetts], fazendo o meu mestrado em direito e diplomacia”, diz ela. “De junho a agosto, os alunos realizam os ‘summer jobs’ [trabalhos temporários de verão] ao redor do mundo. Vim para cá para me aprimorar e adquirir riqueza cultural e experiência profissional”, completa ela, que tem 29 anos.

Apesar do academicismo, o blog da aquariana não traz notícias relacionadas a números ou a trabalho, mas sim imagens e retratos do modo de vida do povo indiano. Uma ótima oportunidade para os fãs da novela “Caminho das Índias” (Globo) aprenderem mais sobre o país que foi colônia do Reino Unido até 1947 e é berço das religiões hindu e budista.

Vida na Índia
Kika fala pouco hindi, uma das duas línguas oficiais do país. Sai-se melhor no inglês, que aprendeu quando morou nos Estados Unidos pela primeira vez, entre 1994 e 1996. “De hindi falo três palavras, que aprendi por aqui. Quando não entendem inglês, faço mímicas ou anoto em um caderninho onde quero ir e mostro a eles. Na dúvida, falo em português mesmo. Até que eles compreendem”, diz ela.

Em seu canal no YouTube (www. youtube.com/erikat99), Kika já publicou cinco vídeos onde ela aparece visitando parques da cidade, feiras livres e até pegando “bike táxis”, os taxistas que fazem corridas com bicicletas. Ela acha que a Índia de hoje é semelhante ao Brasil do início dos anos 90, período em que o país passou pela abertura econômica.

“Hoje tem muitos carros novos, importados, marcas famosas, cardápios variados, hotéis cinco estrelas”, diz. “Por outro lado, tem um metrô luxuoso com gente morrendo em cima dos vagões, ônibus abarrotados, postes entortados e um monte de bichos soltos pelas ruas.”

“Caminhando na Índia” foi a primeira experiência da estudante como blogueira. De início, a página surgiu como um canal para ela se comunicar com os amigos distantes. Logo, ela percebeu que somente as fotos e os textos eram pouco para traduzir a atmosfera, os sons e as cores do país e decidiu começar a fazer vídeos usando uma câmera fotográfica digital. “No primeiro dia, eu fiquei envergonhada de falar sozinha na rua. Agora, nem me preocupo”. O blog ainda não é um estouro. Em 14 dias, teve mil acessos, mas sua popularidade está crescendo.

Será que Kika toparia largar tudo para ser uma viajante blogueira a contar suas aventuras na rede? Para responder, ela cita o poeta chileno Pablo Neruda. “Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. Eu aceitaria”, diz, sem hesitar. Kika deve ficar em Nova Déli até o dia 20 de Agosto.

29 Junho. Segunda. Cansada.

Será que todos os estrangeiros que moram aqui tem cara de quem acabou de sair do programa "no limite"? E eu então?

6.28.2009

27 e 28 junho. FDS. Nadando no Ganges.

Fui acampar ao lado do Ganges. De acordo com a crença, o rio limpa a alma e purifica os pecados.

Confesso que foi a maior viagem da minha vida. De Nova Délhi a Rishikesh (centro internacional de Yoga) são 240 km, percorridos em 7 horas na ida e 9 horas na volta.

Na estrada, caminhões coloridos, enfeites pendurados, frases de pára-choque, várias cores. Lembram caminhões de circo. Animais por todos os lados: vacas, cachorros, porcos gigantes (como eles são feios, coitados), carneiro e macacos quando nos aproximamos das montanhas.

Ao chegar no camping fomos recepcionados com um delicioso almoço e seguimos rumo à uma cachoeira. 2 km de carro e 2 km andando. Que gostoso. Água limpa, gelada, sem ninguém em volta, um dos únicos lugares que não tem gente em todos os cantos. Na volta, uma das meninas foi picada por um escorpião - lembrei das aulas de biologia do Pio XII. Dormimos ao lado do rio, com a porta da barraca aberta, sem pernilongo, sem mosquito, sem ventilador. Só o rio seguindo seu caminho. Dormi bem.

Domingo foi dia de rafting e pular das pedras. Passamos ao lado de templos coloridos, pontes lotadas de pedestres e dezenos de escolas de Yoga. A volta foi ainda mais longa. Jantamos na casa do Pankaj.

The Ganges washes your sins away. Já posso começar tudo de novo.

6.26.2009

Sexta. 26/6. 1 Pedido.

El Niño, por favor, deixa o Monsoon chegar aqui???
Pretty pretty please?

6.25.2009

25/06. Quase sexta. मैं आपसे प्यार करता / करती हूँ

Recebi esta notícia de um colega de trabalho.


As I go to the embassy and open my e-mail, there are the normal clutch of commercial news letters, trade enquiries, complaints about visa or passport services, invitations for events and so on.

But these days, also something a little bit more unusual. These are queries about the significance of the bindi. 'Can a sari be stitched, or worn without a blouse?' Or 'Is Kali the name of a curry or something spicier?' and such other matters of Indian exotica. And all this in Brazil where I am the Indian ambassador, experiencing currently the strangest and strongest manifestation of India's soft power that I have ever seen in my long and varied career.

How has this unprecedented arousal of curiosity about India come about in this distant land?

It is the result of a soap on Brazil's most important television channel, a soap which started in January and will run till September, every day for seven months. This novella, as television soaps are called in Brazil is predictably called Passage to India (Caminho das Indias in the original Portuguese) and is bringing India into the living rooms of a large majority of Brazilian homes night after night, and as I said for seven months.

B S Prakash is the Indian ambassador to Brazil.

6.24.2009

3 coisas que eu mais amo. 24/Jun. Quarta.

Lembra de quando a gente passava a tarde tentando descobrir as 3 coisas que a gente mais ama?

Quem brincou comigo, deve lembrar das minhas 3. Descobri recentemente que uma delas não existe por aqui: absorvente interno, de preferência Tampax com aplicador. Uma amiga chega sexta e vai me trazer 2 caixas.

Eis as regras para os curiosos:
- objetivo do jogo: identificar 3 coisas que você mais gosta no mundo
- não vale pessoa, ex: minha mãe
- não vale verbo, ex: dançar
- não vale coisa genérica, ex: paz mundial
- quanto mais específico melhor

23 de junho. Terça. Krav Maga.

Adoro a academia! Comecei a fazer aula de Krav Maga.
Direitos autorais de Zaa em http://cavernadozaa.blogspot.com/2008/06/krav-maga-uma-luta-mortal.html

...é uma arte de combate (não marcial, pois não possui filosofia de vida) hebraica surgida pouco antes da II Guerra com algumas particularidades inusitadas:
- não é um esporte pois é letal demais para tal.
- não possui limitações técnicas por motivos de honra, ou seja, não só é permitido acertar olhos, nuca, virilha e garganta, como estes locais são focados no ataque.
- é o estilo de combate preferido de instituições de defesa ao redor do mundo: BOPE, SWAT, FBI, GIGN, Guarda Mundial e forças militares e policiais de 42 países.
- por ser um estilo recente, inclui técnicas de combate corpo a corpo usando armas de fogo descarregadas.

Gostei.

6.22.2009

22 de junho. Seg. India is heaven for shoes.

Vim trabalhar de Havaianas.
Nada daquelas com salto, enfeites, florzinhas, mas daquelas bem básicas mesmo.

E tomei uma limonada na rua, cheia de gelo.
Chega de frescura.

Ah, e desencanei de pular corda na laje. Hoje fui para a academia, Ozone, em Defence Colony. Aula de spinning. Toalhinha. Ar condicionado. Secador de cabelo. Até cotonete e creme hidratante.
É, sou meio fresca mesmo.

Roteiro recomendado em Delhi. 21/jun. Dia dos pais.

Se gosto da Índia? Depende de quando. Morar aqui tem sido uma experiência de altos e baixos. Altos bem altos e baixos bastante baixos. Sem meio termo. Espero que, ao final, como um dia me disse um gerente em um lugar onde trabalhei, os momentos de felicidade sejam o suficiente para relevar a importância dos demais.




Hoje foi o dia mais quente, 43 graus. E o dia em que mais andei pela cidade. Galen M., colega de mestrado a caminho do Nepal, nos brindou com uma visita.
Seguimos rumo ao Old Fort, também chamado de Purana Qila, um dos monumentos mais antigos da cidade, construído em 1538. Ao chegar, depois de um pneu furado, sente na grama, aproveite a sombra das árvores, ouça os pássaros, escute o silêncio (preciosidade).
Em seguida, vá almoçar no Bangla Sahib Gurdwara, o maior templo sikh de Déli, onde homens e mulheres ajoelham-se ao redor de um enorme trono de ouro que guarda o livro sagrado do siquismo (sikhism), o Guru Granth Sahib. Diferentemente do hinduísmo, ninguém pede dinheiro aos visitantes. A exemplo do islamismo, não há veneração a imagens. Comida é distribuída aos fiéis, que ajudam na cozinha. Passei cerca de meia hora lavando pratos. Escolha alguma forma de ajudar. No pátio, à sombra de três cúpulas de ouro refletidas em um grande tanque-d'água, crianças brincam, adultos banham-se e oram. Durante todo o dia, cantos emanam de grandes alto-falantes. Clima de paz, harmonia e felicidade.



Após um longo e confuso dia, tome uma cerveja gelada no All Sports Bar em CP para testemunhar o Paquistão tornando-se campeão mundial de críquete, esporte nacional da Índia.

6.21.2009

20 de junho. Sábado. Almoço e Jantar.

No mínimo divertido assitir aos homens de turbante dançando levemente embriagados ao som de Nirvana no recém-inaugurado Hard Rock Café em Delhi. Apesar de cidade grande, o bar fecha pontualmente à 1h00.
Pela manhã ativei a melanina com um pouco de sol na laje, onde não consegui ficar por mais de 30 minutos pois o termômetro passava dos 40 graus.
Almoço no Qba no Connaught Place, região frequentada por estranheiros em busca de lojas, restaurantes e CDs pirata. A caminho de casa, paramos no Khan Market, região frequentada por estrangeiros e diplomatas em busca de produtos refinados e lojas elegantes. Como era de se esperar, sim, os cachorros são sutilmente vegetarianos. Ração e osso com gosto artificial de frango. Nada de carne, picanha, maminha, e afins.
Estamos morando em um apartamento mobiliado com 2 camas, 3 colchões, uma geladeira alugada e ventilador em todos os tetos (com exceção do banheiro e da mini cozinha). O apto é dos pais do Vikas, nosso colega do mestrado. Ele ficou nos EUA. Os pais moram no andar de baixo e nos convidaram para um delicioso jantar no sábado. Não pude deixar de notar que nosso anfitrião ficou um bom tempo acariciando um cachorro de pelúcia que nos observava do chão, ao lado do sofá.

6.19.2009

19. Junho. Sexta. Folga.

Hoje não fui trabalhar. Mesma sensação de matar aula. Gostoso.
Dei um pulinho na embaixada. Bem gostoso: http://www.youtube.com/watch?v=V9pXm0ltc24



6.18.2009

18, Junho, 2009. Quinta.



Ontem fui ao Ambience Mall - maior shopping da Índia, 1 km de extensão.

Estranho.
Bem estranho.
Silencioso. Único lugar onde as pessoas não ficam me olhando. As lojas de grifes famosas não ornam (como diriam em Campinas) com as mulheres de sarees e os homens de turbante que observam as vitrines. A cada 30 segundos passam 3 homens varrendo o chão. Jantei comida indiana assistindo um jogo de críquete em um restaurante alemão .
Estranho.
Bem estranho.

Confesso. Assisti 17 Again. Vixe.

Hoje o dia começou engraçado e triste. Sentei em cima da máquina fotográfica e quebrei a lente de cristal líquido. Até que ficou uma rachadura bonita. A máquina vai para o conserto. Espero que não demore. Tinha umas imagens que usei para fazer um vídeo, do qual não gostei. A novidade é que aprendi a colocar música e título nos slides. Logo mais aparece por lá...

6.17.2009

Batucada da Shiva. 16 de junho.

Pelo título, agradecimentos à Drizon.
Quanto mais ando por aqui, mais vejo a semelhança entre a terrinha de lá e a de cá.
Índia me lembra Brasil na infância, há uns 20 anos (nossa, primeira vez que falo esta frase! e escrita tem mais impacto ainda).
Bagunça, empurra-empurra, desorganização.
Sujeira na rua, lixo no chão e casas impecáveis com empregadas tirando o pó.
Loucura no trânsito, falta de respeito. Acho que aqui não se fala palavrão.
Lembra quando teve a abertura da economia? Chegada de carros importados, marcas famosas, mudança nos hábitos de consumo. Vontade de ter o negócio próprio, mesmo que mini.
Comida caseira, almoço com todos à mesa. Família.
Respeito e curiosidade pelos estrangeiros. Exploração, preços mais altos, cardápios variados. Olhares. Olhares. Olhares.
Gente morrendo em cima do metrô, ônibus abarrotados, postes entortados, improvisação, gatos a mil. Metrô luxuoso, limpo, pontual, fila.
Pneu furado. Carro amassado. Carro blindado. Motorista.
Miséria, pobreza, fome, calor, frio, gente congelada. Hotel 5 estrelas, champagne.
Religião. Templos, cultos, músicas, ceremônias.
A diferença é que aqui uma parcela pequena da população, ou seja, alguns milhões, já nasce falando inglês.
País do futuro. Qual dos 2?

15 de junho. Segunda. Confidencial.

O post de hoje foi confidencial, apenas para 1 ou 2 grandes amigas.

6.15.2009

Domingo de sol. 14 de junho


Dia tranquilo.
11h30: acordar.
15h30: Angels and Demons - Gostei dos efeitos sonoros. Intervalo de 15 minutos na parte mais emocionante do filme.
18h30: encher as garrafas de água.
20h00: pular corda.

6.13.2009

Sábado. 13 de junho. In music I trust.

Sexta à noite Brian e eu fomos à uma balada de uns caras ingleses, cantando rap, ao som de drum & bass. Sensacional.

Tarde de passeio: Qutb Minar. Meu lugar favorito em Delhi.
Fedê, querido, achei as vacas. Estão aí neste vídeo.


Passeio no shopping, um bom jantar e casa. Ar condicionado.

6.11.2009

Sexta. 12 de junho. Também quero fazer Mestrado.

Eis as respostas para as perguntas que recebi sobre Mestrado, bolsa, faculdades e blá blá blá...

Conforme o Tas comentou, estou fazendo mestrado em Direito e Diplomacia na Fletcher School, que é a escola de pós graduação da Tufts University.
Localizada na pacífica Medford, pertinho de Boston, cidade repleta de fanáticos pelos Red Sox, Patriots, Celtics, e Bruins e coberta de neve por longos meses. Próxima a 5 universidades, tem parceria com Harvard e MIT – onde podemos fazer 1/4 de nossas aulas.
A Fletcher tem diversos cursos, como o LLM para advogados. Estou fazendo o MALD - Master of Arts in Law and Diplomacy, que exige uma especialização em duas sub-áreas. Ainda estou decidindo quais.
Sou um dos 23 “januarians” (começamos em janeiro). São 2 anos, com a possibilidade de terminar em 1 ano e meio. Até setembro temos nosso "summer vacation", período em que a maioria dos alunos vai fazer um estágio na área de estudo pelo mundo afora. Veja o mapa.


Por isso vim parar na Índia - estou trabalhando com microfinanças na EDA Capital Connect.

Em termos de bolsa, bem, vamos lá.
No Brasil, que eu saiba, existe a Fundação Estudar (processo bastante concorrido); o Instituto Ling e a Comissão Fulbright (que não incluem o curso que estou fazendo) e a Fundação Ford em parceria com a Fundação Carlos Chagas (do qual eu também não pude participar). No exterior, existe a Organização dos Estados Americanos (bastante demorado e burocrático).
Além disso, as faculdades costumam fornecer um certo auxílio financeiro aos alunos. Consegui uma parte com a Fletcher. Ainda estou explorando outras alternativas: fazer empréstimo em um banco nos EUA (não é tão fácil para estrangeiros), fazer uma vaquinha entre os amigos, dançar samba no metrô, ganhar na loteria, vender os vídeos "Caminhando na Índia"...
Para gastos do dia-a-dia, tem várias opções de trabalho na própria faculdade.

12 de junho. Chega de internet - a não ser que seja para enviar flores online para quem você gosta.

6.10.2009

11 de junho. Quinta de sono.

Confesso que fui dar uma olhada no cv do Marcelo Tas, para aprender um pouquinho mais sobre ele que resolveu falar de mim. POLI, ECA, vários cursos e produções, diversos prêmios. Garoto engajado. Parabéns.

Breve análise do fato e suas repercussões:
Blog: http://kika123.blogspot.com - de 70 para 578 visitas de diversos países, número de followers duplicado (de 1 para 2), vários comentários. Alguns bastante interessantes. Agradeço.
Facebook e orkut: Kika Tabacniks – amigos distantes aparecem. Bom revê-los.
Twitter: recém criado Kika_Na_India – ainda em fase de avaliação. Não sei se gosto muito disso. Parece que estão invadindo meu cerébro.
YouTube
: novo vídeo sendo finalizado. Aumento geral de visualização de todos os vídeos!! Dicas, reclamações e sugestões. Tudo muito bem anotado.
Marcelo Tas: desnecessário, porém, fundamental, expressar minha gratidão. E a amplio aos que comentaram em seu blog.
Drizon: amiga do coração com uma brilhante idéia.

3 horas de emails e comentários e agradecimentos. 3 horas de sono.
Ainda bem que trabalho em um escritório para ter tempo de acompanhar tudo isto.

A fazer: comprar um recarregador de pilha e pilhas recarregavéis.

Fotos do Fim de Semana. Red Fort. Adoro brincar de turista.





10 de junho. Quarta. TASMANIA

http://marcelotas.blog.uol.com.br/arch2009-06-01_2009-06-15.html#2009_06-10_11_42_01-5886357-0

Marceloooo - fazendo propaganda de você aqui, hein?? (agradeço de coração)
Comentários, reflexões, pensamentos, respostas... tudo isso amanhã. Aguardem!
JRM - confesso que lembrei de quando nos conhecemos!!!!










6.09.2009

Terça. 9 de junho. Presunto e queijo.

Hoje fiquei com uma vontade louca de comer um mixto quente, com presunto bem torradinho e cheio de queijo derretido. Hmm, que gostoso! Ou um sanduíche de mortadela do Mercadão!! Tô até sentindo o cheiro!
Engraçado como India se assemelha tanto ao Brasil. Exceto pela crimilinalidade que, acredito, não é grande por alguns motivos:

1. Religião. Roubar é errado e Deus vai te castigar. E pronto.

2. Família. Como tem muita gente nessa terrinha, alguém com certeza vai acabar contando para alguém que vai contar para sua família. E isso seria uma desgraça para eles.
3. Brasil. A gente está tão acostumada com assalto, que acaba andando sempre atento.
4. Eu. Sou loira, alta, acho que pareço um dos 300 milhões de Deuses que ele têm por aqui. Então eles ficam olhando e se assustam. Será?

Já aprendi a almoçar – pega-se o pão e come-se com a mão direita – fácil, fácil. Faz um teste aí: pega um pão sírio, corta um pedacinho, dá uma dobradinha, monta uma colher feita de pão e come arroz com legumes e molho. Simples assim. E nada de mão esquerda. A explicação, nada mais óbvia, é porque ela é usada como papel higiênico. E o pior é que acho que é verdade – já vi vários baldinhos ao lado das privadas.


Comecei a gostar mais do trabalho. Aliás, como que eu vim parar na Índia? Estou trabalhando com microfinanças na EDA Capital Connect. O plano é ficar aqui até meados de agosto.


Ah, pulei corda. De verdade, viu, Enriquito?? Comprei uns pesos, umas caneleiras e uma corda. Montei um mini ginásio na laje. Se me conheço, duvido que eu vou frequentá-lo com muita assiduidade. Amanhã vou atrás de uma academia bonita, com ar condicionado, sauna, aula de spinning, yoga e piscina, para fazer hidroginástica. Será que eu acho?

6.07.2009

Domingo. 6 de junho. Expats.

E o tanto que eu gosto de conhecer gente nova? Dia repleto de expats (= gringos, no caso, eu).
Fiz minha primeira aquisição de um belo conjunto de kurta e calça indianos – azul com umas flores.
BBQ na laje na casa da Sarah e do CJ com direito à frango, milho (super gostoso), vegetables, queijo paneer (uma delícia) e outros quitutes.
Pausa para um café gelado no Mocha. Decoração, música, café, atendimento, banheiro (adoro ver banheiro de restaurante) = lugar super aconchegante e bonito.
Descanso assistindo a final de tênis no Shack – Lounge and Bar - “It’s worth visiting”. Federer. Bambu, luz de vela, lenços, madeira. Lindo. Achei os indianos que falam inglês. Mesmo entre si.
Talent show no Living Room. Bar/restaurant de expats. Recém-inaugurado. “The place to be”. Vários americanos. Um ou outro francês. Gente interessante. Conversas ainda mais.

7 de junho. Sábado. Esclarecimentos.


1. Não, não fiquei com dor de barriga nem piriri (pelo menos por enquanto).
2. Devo ficar aqui até meados de agosto.
3. Ainda estou em busca das vacas (vi algumas, mas ainda não achei a sua, Fedê).
4. O tal rio é bem sujinho. Logo logo devo ir para lá conhecê-lo.
5. Cadê os elefantes?

Fomos conhecer o Red Fort. O que mais gostei foi sentar na grama. E posar para as fotos dos turistas indianos.
Comprei um livro sobre a Índia escrito por um ex-aluno da Fletcher, Shashi Tharoor, cara esperto. Assim aprendo um pouquinho sobre o país.

6.05.2009

5 de junho. Sexta. Curiosidades

Idioma nacional. Templos. Estrangeiros. Detector de metais.
http://www.youtube.com/watch?v=V8INRa1bR98

Fim da semana de trabalho com cerveja na laje sob a lua quase cheia de Delhi.

6.03.2009

4 de junho. Quinta. Visita. Música.

Visita.
Olha quem veio me ver!!!!
Julyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy.
Te amo, baixinha querida.

Renovação espiritual. Reflexão.
Brian, Ted e eu fomos a uma cerimônia musical de Qawwali no Nizamuddin Dargah, templo do reverenciado santo sufi Nizamuddin Auliya.

Cheiro de insenso, pétalas de flores, fumaça, perfumes misturados, suor, oferendas.
Cores das mais variadas. Lenços, saaris, panos, saias...
Entra-se descalço. Água no chão, flores, restos de embalagens, tapetes.
Música por todos os lados: cantos, oferendas, hellos, what is your name, palmas, tambores, pal
avras que não entendo.
Temperatura acima de 40 graus. Sede.
Muitas sensações e sensações ao mesmo tempo. Difícil acompanhá-las.
Sentei e observei.

Empresto um vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=piKYf0YUF9k

3 de junho. Quarta. 5 perguntas e uma homenagem.

Será que usar o computador neste calor estraga?
Será que a temperatura faz com que os cremes, desodorantes, loções e tal percam a funcionalidade?
Será que o cabelo cresce mais rápido no calor? E as unhas?
Será que poeira faz bem para alguma coisa?
Será que tem algum lugar aqui que venda cerveja gelada?

Enquanto isto na floresta, como diria July Turca, um amigo tenta salvar o mundo.
Apresento, com muito carinho, Gui Button e sua caixinha preta: http://www.greenpeaceblackpixel.org/#/pt

2 de junho, terça-feira. Telefonema inesperado.

Engraçado como certas situações unem desconhecidos. Antes de embarcar, dei uma pesquisada no google por brasileiros perdidos em Gurgaon. Achei 2: Julia e Luis, do blog http://shivaemgurgaon.wordpress.com. Escrevi um email me apresentando. E esqueci totalmente deles.

Hoje recebi um email. Erika, eu e a julia estaremos aqui em gurgaon direto ate final de setembro. quando vc chega por aqui? quais sao os planos na india? O que precisar por aqui estamos a disposicao, grande abraco. Luis


Passei o dia tentando lembrar quem seriam...
Na Índia aprendi a gostar mais dos brasileiros. Como é gostoso ser recebida – ainda que por desconhecidos – em uma terra mais desconhecida ainda. Semana que vem vou jantar com eles e outro casal. Estou animada com a idéia.
Contei a estória para os roommates americanos. No mínimo, interessante.

Coisa assim só brasileiro que entende.

6.01.2009

1 de junho. Nova semana de trabalho.

Porco gigante (mmmmuuuuuito feio!!): http://www.youtube.com/watch?v=jIS_nrfx-bE&feature=channel_page

Prometo que nunca mais vou reclamar do trânsito de SP. Prometo que nunca mais vou reclamar do trânsito de SP. Prometo que nunca mais vou reclamar do trânsito de SP. Prometo que nunca mais vou reclamar do trânsito de SP. Prometo que nunca mais vou reclamar do trânsito de SP. Prometo que nunca mais vou reclamar do trânsito de SP. Ad infinitum ( ou pelo menos só um pouquinho).
Ida ao trabalho: 3 horas e meia
Dia de trabalho: eu tava tão mal humorada que consegui uma carona de volta.
Volta: de moto! Uhuuuuuuuuuuuu.
Chega de ônibus. Já fui, já sei como é, já passeei bastante. Chega.

May 31st Sunday. Home.

Desencanei do inglês. Se reclamarem, eu volto a escrever.
Dia de compras e resolução de problemas. Travesseiro, acendedor de fogão, almofadas, espelho, geladeira, comida, prateleira, adaptador de tomada, passamos o dia no mercado (que é a 2 quarteirões de casa). Tudo pechinchado de acordo com a boa prática indiana.
Estou feliz com meu room mate. E nosso dad indiano é, ainda acho meio estranho, mas é bonzinho.
Ok, eu confesso, eu confesso. Tomei uma raspadinha de cor roxa com cubo de gelo (não sei de onde vem a água) e um limão espremido. DELICIOSA!!! E comi um yakissoba de uma barraquinha Nepalesa na rua (à la Paulista). Gostoso demais!
Descobrimos a senha da internet wireless. Estou de volta!
Achei meu cantinho feliz. Na laje, onde posso ficar de biquini e tomar sol. Escondida atrás de um balde gigante de metal... Cena hilária. Depois mando foto Fedê!!!
E nosso terceiro roommate chegou. Aliás, gato. Já já mando foto, July!!!
Beijo!