7.29.2009

Sexta. 31/julho. Silêncio

Fonte
Tati Milan. Amiga querida, agradeço a dica. Graças a ela, parto antes do sol nascer com destino a Leh, capital do Ladakh, no Himalaia, pertinho da Caxemira. Vou em busca de aprendizado em um curso de Vipassana (meditação) criado por S. N. Goenka, localizado em Temisgam. Novamente rumo ao desconhecido. 10 dias de silêncio. Sem computador, nada de música, longe dos livros, não pega telefone, papel e caneta estão proibidos, contato físico é vetado, comida vegetariana. Não sei ao certo o que esperar além de um pouco de frio. E, sim, sim, sim, vou ter que acordar às 4h00 da manhã.

Aos que tem me acompanhado, meu sincero agradecimento. Aos que estão atrasados, bom momento para ler o que já passou. A todos, um beijo e ótima semana. Volto dia 15 de agosto.
4:00 a.m.------------------Morning wake-up bell
4:30-6:30 a.m.-------------Meditate in the hall or in your room
6:30-8:00 a.m.-------------Breakfast break
8:00-9:00 a.m.-------------Group meditation in the hall
9:00-11:00 a.m.------------Meditate in the hall or in your room
11:00-12:00 noon-----------Lunch break
12noon-1:00 p.m.-----------Rest, and interviews with the teacher
1:00-2:30 p.m.-------------Meditate in the hall or in your room
2:30-3:30 p.m.-------------Group meditation in the hall
3:30-5:00 p.m.-------------Meditate in the hall or in your room
5:00-6:00 p.m.-------------Tea break
6:00-7:00 p.m.-------------Group meditation in the hall
7:00-8:15 p.m.-------------Teacher's Discourse in the hall
8:15-9:00 p.m.-------------Group meditation in the hall
9:00-9:30 p.m.-------------Question time in the hall
9:30 p.m.------------------Retire to your room; lights out

30 de julho. Quinta. CapitalConnect.

Meu gerente resolveu me encher de trabalho... Já estava me acostumando com a vida tranquila do dia-a-dia no escritório.

29/7, quarta-feira. Cinema.

A coisa que mais tenho feito aqui é ir ao cinema. E confesso que nas CNTP eu não teria visto 3/4 dos filmes que assisti: comédia tonta, Harry Potter, ficção científica. Cadê os dramas? os romances? os filmes tristes? os que te fazem pensar e refletir? Por que não passam aqui?

Será para evitar que as pessoas mostrem as emoções em público? conversem sobre os temas? ou simplesmente não tem público? ninguém dos 1,1 bilhão tem muito interesse nestes filmes?

7.28.2009

Ter. Julho. 28. Escola



Fim de férias.
Pais orgulhosos desfilam com suas crianças de uniformes coloridos, listrados, limpos e cheirosos. Dias de semana, sábados, domingos, elas estão por todos os lados, nas ruas, nos shoppings, nos parques.
Do outro lado da calçada, business as usual para outras milhares de crianças.




Seg. 27 de julho. Monsoon.


Em Campinas chove.


Daquelas chuvas bem gostosas, com direito à vento, trovão, relâmpago, enchente, inundação, água escorrendo nas paredes, árvore quebrada, buraco nas ruas, do jeitinho que eu gosto.

Campinas à parte, Monsoon chegou em Nova Delhi com força e passou quebrando tudo.


Deixou nossa sala-de-estar embaixo d`água.


Saudade dos bolinhos de chuva e das canaletas construídas na areia encharcada da madrugada.

7.27.2009

Jul/26. Domingo. Meu primeiro Sari.


Mrs. Mehta, nossa pechinchadora oficial, nos brindou com a honra de sua presença no domingo. Já tenho um Sari. É preto, cinza e vermelho, cheio de flores. Agora estou em busca de um casamento para usá-lo.

Sab. 25 de julho. Festa no Rajasthan


Dia de festa no Rajastão, é o Teej Festival. "Celebra-se, todos os anos, uma festa feminina em que as mulheres veneram a Deusa “Parvati”, a sua união com Lord Shiva e o advento da monção das chuvas. Os homens de grandes bigodes usam normalmente turbantes e adagas porque são guerreiros dos Rajás. Nas ruas de Jaipur vêem-se edifícios com arcadas e todo um comércio próspero. Percorrem diariamente as artérias da cidade, mulheres com saris multicolores, ghagharas e burkas, a maioria usando o “bindi” na testa (A pintinha de cor). Nas tendas, a comida está ali ao lado, do barbeiro ou do aguadeiro, do garajeiro ou do leiteiro, do comerciante de roupa ou do taxista. Todas as profissões se entrecruzam numa amálgama de serviços. Odores a açafrão contaminam o ar e o sabor a caril espalha-se pelos poros humanos." (copiado daqui)

Vó, não se preocupe, de acordo com ele vou casar e terei 3 filhos! Viajo bastante (não diga?!), aos 31 anos alguma coisa importante vai acontecer, a sorte me acompanha. Ah, e disse ainda que devo viver ainda várias décadas...

"O Mehendi é muito usado nas cerimónias de casamento, especialmente porque está associado à transcendência e a transformação. Em geral, os amigas e membros da família da noiva passam horas juntos a pintar e aproveitam para conversar sobre a lua-de-mel. Enquanto a tatuagem durar, a noiva não faz nenhum serviço em casa, apenas se desejar. As noivas indianas costumam esconder as iniciais do futuro marido entre a teia de símbolos hindús que vão tomando conta do corpo. Na noite de núpcias, os homens têm de encontrar as suas iniciais." (fonte)

Sexta. 24/07. Fortes em Jaipur.





There are 3 forts in Jaipur: Amber Fort, Jaigarh and Narhargarh. Each fort had their own special use.
  1. Amber Fort was used not only as a defense system from intruders but also served as main residence for the Kachawas rulers.
  2. Jaigarh was mainly used as a defense system against invaders and also held the famous Kachawas treasury.
  3. Naharagarh was mostly used as a residence by the Kachawas rulers, especially by the Maharanis during the hot summer months. It is located on a mountain top behind the City Palace of Jaipur. It is said that there was a secret passage between the Naharagarh and the City Palace so in case of attacks the maharaja and the royal family could escape to the fort(texto emprestado deste site, que tem fotos bonitas).




7.26.2009

Quinta. 23 de julho. Cadê a Kika?



Pedi dois dias de licença no trabalho e saí em busca dos elefantes. Segui rumo a Jaipur, estado de Rajasthan, a 262 km (4 horas) ao sul de Delhi. Pintada de rosa pelo marajá (em português: Mera Raja = Meu Rei) em 1876 na ocasião da visita do princípe de Gales (rosa = hospitalidade), Jaipur é a cidade que mais recebe turistas na Índia e abriga os guerreiros Rajastanis.

Tãoooo fofinhos!









7.22.2009

7/22. Quarta. Cadê o sol?


"The longest solar eclipse of the century cast a wide shadow for several minutes over Asia and the Pacific Ocean Wednesday, luring throngs of people outside to watch the celestial spectacle. Day turned into night. Temperatures turned cooler in cities and villages teeming with amateur stargazers. The total eclipse could be seen starting in India on Wednesday morning and moving eastward across Nepal, Bangladesh, Bhutan, Vietnam, China and parts of the Pacific. Millions cast their eyes towards the heavens to catch a rare view of the sun's corona."

Tradições e superstições persistem sobre o eclipse solar. Os hindus atribuem o fenômeno ao deuses Rahu e Ketu que adoram o sol. Alguns ramos do hinduísmo acreditam que o fato é perigoso e as gestantes podem perder seus bebês. Alguns ainda consideram os raios de sol tóxicos durante este período.

O medo deste fenômeno tem origem nos hindus clássicos, que afirmam que dragões e cobras devoram o sol e a lua à extinção. Os textos evocam ainda um código de conduta a observar durante o eclipse para escapar de suas más vibrações: os fiéis devem banhar-se enquanto o céu escurece, rezar e dar esmolas antes de mergulhar na água, que é vista como um agente purificador.

Acordei, fui até a janela, olhei para o céu, vi um monte de nuvem e voltei correndo para dormir durante a manhã fresquinha que tivemos por aqui. Se teve eclipse, nem vi.

7.21.2009

21 de julho, Terça. Hanuman.

Eis meu deus no hinduísmo, encarnação do poderoso deus Shiva. Diretamente da Wikipedia: Hanuman é o filho do Deus do vento (Vayu), e um avatar (encarnação) de Shiva, cuja tarefa é auxiliar o rei Ramachandra a derrotar o deus-demônio Ravana. Hanuman também é chamado de Anjaneya, em alusão à Vanari Anjana, que é sua mãe. Na guerra, Hanuman exibe poderes (sidhis), podendo voar e mudar de tamanho.

Em resumo: às terças-feiras não posso comer carne e tomar cerveja, dentre outras coisitas e preciso bater um papo com ele frequentemente (todos os dias).

Já escolheu o seu? (lista de deuses e deusas)

7.20.2009

Segunda. Cartão Postal. 20/jul

Hoje é seu dia de sorte!!
Se quiser um cartão postal, envie seu endereço e aproveite que estou de bom humor!

julho-19-domingo. shopping.


Domingo é dia de ir ao shopping.

Sexta, ao voltar do trabalho, encontrei um grupo animado, cantando músicas e dançando neste caminhão-beliche.

Sábado. 18/07. Harry Potter.


Antigamente era super chique e estava na moda fazer túmulos gigantescos com fontes de água, mármore e pedras coloridas para os amados, como o Safdarjung e o Humayun. São todos praticamente iguais, uns maiores, outros com mais mármores, mas tudo bem parecido.


Após perambular pelos mortos, almoçamos no Lodhi Garden. Gostoso, aconchegante, no meio das árvores.

Confesso que não entendi Harry Potter. E, além disso, achei triste porque o velhinho (meu personagem favorito) morre. Será que vão construir um túmulo para ele?

17 de julho, Sexta. Mais kg na balança.


Arroz, feijão, pão, lentilha, 300 tipos distintos de se fazer batata, pão, docinhos diferentes, legumes, pão, fritura, repolho, pão, frango, chips sabor tomate, bolo de chocolate, sorvete, curry, uns temperos diferentes, molho de hortelã, frango marinado em iogurte e especiarias, salada temperada com gengibre, pão, ensopados de camarão com molho de curry ou de côco, espeto de carne moída de cordeiro, beringela refogada, Palak Paneer (paneer é tipo um queijo cottage, ou seja, o frango dos vegetarianos), pão, bhel puri (espécie de mistura de arroz tufado, chutney de alho, coentro e tamarindo), Hyderabadi (sopa de lentilha condimentada), espiga de milho, sali boti (carne de carneiro cozida com molho de tomate e batata palha frita), frango berry pulao (mistura agridoce de arroz, nozes, cranberries - oxicoco em português, e temperos)... e assim por diante. Temperos diferentes, pratos exóticos, raras as vezes em que vi legume cru, existe pouca salada e muita comida boa. Ops, quase esqueci do pão.

7.17.2009

Quinta. 16 de Julho. Rafa Di Armani.


Rafa Di Armani, um dos únicos ainda acordados em São Paulo me surpreendou na manhã indiana: “Kika, tem gay na Índia?

Confesso que achei os 1.000 participantes da parada gay em Delhi ao final de junho um número pouco representativo dos 1,2 bilhões de indianos. Não só tem gay por aqui, mas para a alegria destes 15% da população (ou seja, como se todos os brasileiros fossem gays!) a partir de 2 de julho de 2009 a homossexualidade foi liberada! Até então, Rafinha, era motivo de prisão!

NOSSSSSSSSSAAAAAAAAAAAAA que absurdo”. Provavelmente perpétua no seu caso.

Fonte

De acordo com a seção 377 do Código Penal Indiano: “Whoever voluntarily has carnal intercourse against the order of nature with any man, woman or animal, shall be punished with 1[imprisonment for life], or with imprisonment of either description for term which may extend to ten years, and shall also be liable to fine.”

E se de repente eu for um gay firangui estrangeiro? ...eu já ia descer na Índia de shortinho jeans, bota cowboy, blusa branca de manga comprida, e uma malinha da louis vuitton com lencinho e óclão...

Não, não mais será preso por ser gay na terra do Kama Sutra.
Rafa Di Amarni, nada além de escândalo e sucesso, do jeitinho que você gosta!

7.14.2009

Jul/15. Ainda quarta... Rain. Rain. Rain.

Agra Fort, Taj Mahal e Show de um grupo indiano de rock em um shopping em Nova Délhi:



A dança que fizemos no Taj Mahal aparece no vídeo abaixo (5:00min contribuição especial do Brian - in English).

14-Julho. 3a. Folga

Feriado da Kika. Fiquei em casa de vestido o dia inteiro.

Segunda. 13/Julho. Men in Orange.

Fonte

Se já não bastasse tudo aquilo que já falei que anda pelas ruas, agora ainda temos milhares de homens caminhando pela estrada. O percurso de uma hora ao trabalho levou mais de duas.

Vamos aos fatos:

  • Milhares de homens vestidos de laranja caminham descalços (mentira, estava todo mundo de havaianas) pela estrada durante meados de julho, são os "Kaawadd" em hindu.
  • Origem: Haridwar, norte da Índia
  • Destino: de volta pra casa (pelo país inteiro)
  • O que carregam: um cabide gigante nos ombros, com duas sacolas penduradas em cada ponta, cheias de água sagrada do Rio Ganges e uns enfeites coloridos
  • Proibido: colocar o cabide no chão durante o caminho inteiro até chegar em casa
  • Lugares de descanso: estão esparramados no meio do percurso e tem porta-cabides para garantir que a água não encosta no chão
  • Ao chegar na cidade de onde saíram: devem ir primeiro ao templo Shiv e oferecer um pouco da água ao deus Shiva. Em seguida, podem ir para casa.

    Fonte

12/7. Domingo. MarÍndia

Mari, amiga querida de SP, esteve caminhando no gelado inverno de Delhi em 2003... À exceção desta diferença, muito do resto parmanece igual. Deixo aqui o link para seu fotolog, com fotos e relatos.

Source: www.fotolog.net
Troque aqui seu vale, pelo cartão de embarque. A viagem vai começar. Embarque e sinta-se à vontade.

7.13.2009

Sáb. 11 de julho. O Tal do Taj









Como é gostoso andar de trem. Dormi na ida e na volta. Fletcher Shool (Brian, Ted, Jenny, eu) + Rachel e Jackie fomos à Agra. Sobre o tal do Taj e o Forte de Agra, deixo fotos e uma música.



Jorge Ben Jor.
Foi a mais linda
História de amor
Que me contaram
E agora eu vou contar
Do amor do príncipe
Shah-Jehan pela princesa
Mumtaz Mahal
Do amor do príncipe
Shah-Jehan pela princesa
Mumtaz Mahal...

Tê Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê...

7.10.2009

Julho-10. Sexta. Ahhhhhhhhhhhhhhhhh

Quero ouvir música bem alto, dançar, gritar, pular, pintar o cabelo, usar short, vestido, mini saia, passar o dia de biquini na praia, tomar cerveja na calçada, desculpem-me os vegetarianos, mas quero uma carne mal passada!, um sushi da Vila Madalena, ouvir os Vince contar piada, falar besteira, relembrar as infinitas histórias/estórias (ixe, qual dois 2?), pular com o Rico, ficar o dia inteiro na piscina, falar o que der vontade, olhar para onde quiser, colocar a roupa que eu quiser, o sapato que eu mais amo, andar pelada em casa.... ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..... logo logo passa....

Sexta-feira, o big boss foi viajar. Pedimos um almoço diferente. Disseram que é para comemorar a chegada da chuva. Ainda acho que é a ausência do chefe. Se não fossem os itens acima, sería uma sexta típica de Brasil.

Quinta. 9 de julho. Brasssssiiiiilllllllll

Semana de lembrar da terrinha. Olha a camiseta que vi em uma vitrine por aqui. E o vendedor ainda disse que adora esta camiseta, que o mapa é o Brasil e o outro desenho é a bandeira. Fã do Felipe Massa, abriu um sorriso ao saber que venho da mesma pátria. Como diria Shashi Tharoor, nosso país tem um soft-power equivalente a seu tamanho.

7.08.2009

8-julho. Quarta. Dirigi!

Dirigi de Gurgaon até India Gate! Foi aterrorizante. Nem tanto pelo trânsito que vem por todos os lados (afinal, fui treinada em SP), mas sim porque é tudo do lado oposto - inclusive o câmbio (bati a mão na porta umas 30 vezes tentando mudar a marcha) e a seta (liguei o limpador de pára-brisas umas outras 30 vezes).

Destino final: cena engraçada. Imagina que são umas 23h00, noite estrelada de uma quarta-feira. Não esquece que a temperatura é de cerca de 37 graus. Pensa em uma rua que se extende do India Gate à casa do Presidente, gramado e árvores dos dois lados. De 5 em 5 metros imagina que existe um sorveteiro. No gramado coloca uns vendedores de bexiga e uns brinquedos coloridos com umas luzes brilhantes. Agora enche o gramado de gente - famílias, mulheres, crianças, jovens jogando volêi - como se fosse uma refrescante tarde de sábado. Foi neste cenário onde tomamos um chusky - raspadinha indiana com limão (gostoso) e masala (aff, um pó cor de rosa que tem cheiro e gosto de xixi).

7/7/09. Terça. Brasileiros em Delhi.




E a surpresa ao ouvir duas brasileiras falando que não queriam tirar o tênis na aula de abdominal porque estavam com chulé? Cuidado... tem sempre um brasileiro por perto. Conversamos até levar bronca do professor. Conclusão: depois de morar na Índia, ninguém mais reclama de nada no Brasil.

7.07.2009

Segunda. 6 de julho. Falta luz.

Já me acostumei com as paradas de luz repentinas, tanto em casa, como no escritório ou nas ruas. Nem faz diferença mais. A não ser quando começa a esquentar e nada de ar condicionado ou ventilador à pilha.

Observação: conheci uma mulher estranha hoje, me deu seu cartão que parece feito em casa (sorte que os meus acabaram). Vou deixar os dados dela aqui - alguém poderia por favor tentar confirmar os telefones dos EUA?

Kishan Consulting Services - One stop solution to all software development needs
Anita Panigrahi - President (duvido)

Cell: 1 512 879 6418 (USA)
09310753797 (India) – vou ligar amanhã do escritório
Fax: 1 866 566 9442 (USA)
Toll free: 1 866 566 9422 (USA)
Office: 0124-425-3049
Email: anitap@bww.com

Caso alguma coisa aconteça comigo, foi ela!

7.05.2009

5 de julho. Domingo. Santo domingo.



À tarde tive a brilhante idéia de ir com o Pankaj cortar o cabelo. A pilha da máquina acabou após 3 min de filme - primeiro sinal para ter ido embora correndo. Sylvie, o único traveco que encontrei na Índia, queria modernizar meu cabelo, dar uma repicada, fazer umas luzes, sem reduzir o comprimento, tirar o ar ultrapassado do meu corte. Santa ingenuidade a minha. Shampoo!!! gritava ela. Enquanto lavavam minhas madeixas, reparava no meni-ventilador no teto (totalmente sem utilidade, acredito eu), no enorme lustre em formato de S, em homenagem à Sylvie, que, ao observar um pouco mais, concluí que tem cara de ex-cantora de rock (à la Mick Jagger) atual terrorista maluca. Comezei a rezar para todos os santos católicos e aproveitei para bater um papo com os 3 milhões de deuses indianos (vai saber, né?). Meu coração batia mais rápido que a música sertaneja/rock/60’s que me obrigavam a ouvir, essencial para que os artistas trabalhassem. Meus deuses. Sylvie acabara de cortar o cabelo de Pankaj, que usou todos os ângulos para se observar nos 300 espelhos em busca de um que o satisfizesse. Respirei fundo. Enquanto 2 indianinhos me preparavam para o sacríficio e me embrulhavam em uma toalha fedida, outro me trazia um copo de chá e eu me segurava na cadeira para não sucumbir ao ímpeto de abandoná-los. Tesoura!!! Os fios dourados começaram a se misturar com o os pretos, pouco a pouco clareando o escuro do chão. Calma aê... vamos com calma... tem muito fiozinho loiro aí no chão!! Senti um ventinho na nuca e lembrei de uns deuses que eram menos famosos.Pronto!!! Os 2 adesivos brilhantes no sorriso malígno de Sylvie me assustaram ainda mais. Meu cabelo estava igual ao dela. Alguém me empresta um outro deus por uns minutinhos?? Tinta!!! Por 3 segundos não falei que estava bom como estava com esperança de que a tinta disfarçasse o corte. Com todo meu conhecimento de tintura e papel alumínio, me senti confortável e segura enquanto pincelavam e pintavam meu cabelo. Lavagem!!! Fiquei em dúvida se eu procurava um espelho ou fugia de todos. Secador!!! Hora de encarar os fatos. Enquanto Sylvie secava, me olhava e sorria, o brilho dos adesivos nos dentes fazia meu coração disparar. Gostou??? Virxe Maria. Gesuix. Nos deu seu cartão e disse que não atende telefonemas de desconhecidos desde que apareceu na TV. Ainda não sei qual dos dois ficou menos pior. O do Pankaj cresce em 2 semanas. Amanhã vou trabalhar com o cabelo preso. Quando tiver coragem, tiro uma foto.

Independence Day. Sábado.

Ontem vi uma mulher de saree na academia, pena que a máquina só ficou pronta hoje. Boa notícia: fotos e vídeos estão de volta! Resolvi tomar uma caipiroska no Blanco... doce ilusão. À tarde fui ao Akshardham de novo. Desta vez, com direito à filme, passeio de barquinho e show de água. Não casei com o Ted nem o Brian, então não pude ir à festa do Independence day. Ótimo, porque vi umas fotos e parecia um tédio total. Brian e Jenny ganharam a 3-legged race.





7.03.2009

Julho/3. Sexta. ObaOba em Nova Délhi.

Quem me conhece, sabe que não fico longe... Barzinhos, restaurantes, lounges, baladas... breve resumo do que vi e onde estive por aqui. A maioria não tem página na internet – o site http://delhi.burrp.com é o ObaOba de Nova Délhi, completo e atualizado.

Bares/restaurantes/lounges
  • Geoffrey’s (Saket): gostei da decoração e da iluminação, música dos anos 90 (volume adequado – dá para cantar junto, para quem gosta), excelente atendimento, peça um Indian BBQ Tandoor. Uma delícia! Nas TVs passam desfiles de moda (confesso que não entendi o motivo).
  • The Great Kebab Factory (DLF Place Saket): vá com fome. Delicioso rodízio de comida Indiana. Lembra da dica de como saber se chegou o prato principal? Keep it in mind.
  • Beer Island (Ambience Mall, Gurgaon): este é o restaurante alemão que serve comida indiana. Cerveja própria. Muito bom.
  • Sanchos (South Extension): South Ex. é uma região nova e moderna, com lojas de marcas importadas. É lá onde se encontra este restaurante mexicano que é sensacional. Bata um papo com o chef, o Victor. Eles têm um cardápio fechado – por volta de Rs. 1000 (R$ 40) come-se e bebe-se à vontade.
  • Shack /Moet (Def. Colony Market): chique e aconchegante. Posh. Móveis de madeira, luzes, lenços, falei dele em outro post (dia 06/06). Cerveja boa regada à house music. Tem uma janela de vidro gigante com vista para várias árvores. Adorei.
  • Flavors (Moolchand Flyover): tradicional restaurante italiano em uma região antiga da cidade, em frente à uma praça. Boa pizza.
  • Qba (CP): é um lounge, mistura de bar e restaurante localizado no Connaught Place. Vá no fim do dia. A luz do sol entre as cortinas e o barulho da água escorrendo nas cerâmicas dão um toque especial. Peaceful. Comi um sanduíche. Bom. Refer to 20/06.
  • Insomnia Bar, The Ambassador Hotel (next to Khan Market): Ladies night às quartas, ou seja drinks de baileys e vodka free all night. Meio vazio, vá com uma turma grande e leve uns jogos - baralho, jenga, xadrez...
  • All Sports Bar (CP): para ver criquete é interessante, mas no intervalo eles colocam uma música tão alta que me controlei para não ir embora correndo.
Música
  • The Hard Rock Café (Saket): se o mundo inteiro usasse turbante, seria igual a todos os outros. Mais detalhes no dia 20/06.
  • The Living Room and Kitchen (Kaus Haus Village): este aqui é difícil de explicar. Mistura tudo onde já fui por aqui - mais detalhes em/06.
  • Café Morrison (South Extension): esta foi a balada que fomos no dia 13/06. Pequena, boa música. Eletrônica no andar de cima e rock logo abaixo.
Café/Sorvete
  • Mocha (Def. Colony Market): nem lembro direito, faz tempo que fui lá. Bom para tomar café e passar a tarde. Mais info em 06/06.
  • Coffee Day (everywhere): tome um Kappi Nirvana – café gelado com chocolate. Diz o cardápio que recebeu um prêmio. Se fosse por mim, receberia vários...
  • Ice cream vendors (em todos cantos): se todos forem despedidos no mesmo dia, a taxa de desemprego da Índia muda drasticamente. Para quê tanto sorveteiro??
Paiê, não se preocupa não, apesar de estar trabalhando de graça eu recebi uma bolsa da Faculdade para passar estes meses aqui...

7.02.2009

2 de julho. Quinta. Bichinho.

Estava eu voltando do trabalho, refletindo sobre o que escrever, quando de repente meu co-worker que estava dirigindo toma um susto e me chama. Adivinha que criatura caminhava sobre o limpa-vidros?? Um bichinho delicado, fofinho, com um rabinho longo... Isso, isso mesmo, um ratinho super fofo, marrom, bonitinho. Dá para acreditar que o fia da mãe apareceu de dentro do carro e ficou passeando de um lado para o outro da janela da frente do carro?? Jesuix, como diria o Ted.

Ai, credo.

Finalmente a chuva chegou e a temperatura passou de 44 para 33 graus.
Está fresquinho.





7.01.2009

Começo de Julho. Meio da semana.

  1. Coisas importantes: devem ser manejadas com a mão direita, ou seja, sempre que for dar ou receber algo valioso (como $$$), use a mão direita porque a galera fica de olho.
  2. Banheiro (o feminino): alguns tem privadas, outros tem um buraco no chão (os mais antigos). Diria que metade tem papel higiênico. Todos têm um baldinho e uma torneira que algumas pessoas usam (com a mão esquerda) para dar aquela lavadinha. Fica a seu critério escolher o método mais eficiente.
  3. Preços: nada tem preço fixo - com exceção de lojas grandes que escrevem o preço direto nas mercadorias. Todos me dizem que o preço correto deve ser entre 1/2 e 3/4 do original. Sou péssima nesse negócio de pechincha. Alguma dica?
  4. Refeições: sexta me levaram para um rodízio indiano muito bom. Já estava super satisfeita quando descobri que aquilo era só a aperitivo. Como descobrir qual a refeição principal? Mesmo que tenha legume, batata, peixe, frango, paneer (queijo), se não tiver pão, ainda não é a principal. Ou seja, tudo acaba quando tiver pão.
  5. Trânsito: vem por todos os lados, para todas as direções e inclui: carros, motos, scooters, cachorros, bicicletas, triciclos, auto rickshaws, caminhões, vacas, pedestres, tratores, carrinhos dos mais diversos e também porcos e ovelhas. Parei de olhar para atravessar a rua. Espero que os outros parem.
  6. Distância entre as cidades: é relativa. Uma viagem de 220 km pode demorar até 9 horas de carro.
  7. Moedas: a de $ 1 rupee tem o símbolo de "ok" (um polegar para cima = 1) e a de $ 2 rupess o símbolo de vitória.