9.27.2010

2004. Ilha de Marajó...



Achei outro conto da Kika por aqui. Confesso que me deu vontade de reescrever o texto e deixá-lo um pouquinho melhor. Quem sabe quando eu publicar meu livro?

Bom, teve um ano em que a Unicamp entrou em greve...
Acabamos tendo férias em setembro... diferentemente de todos os amigos e familiares...
Eu queria viajar e não sabia ao certo pra onde ir...
Peguei uma dessas revistas, Viagem, e decidi ir para o primeiro lugar que eu visse... Pronto, fechei os olhos, abri a revista: Ilha do Caju, em Pernambuco. De acordo com a revista um lugar maravilhoso, pouco explorado, cheio de natureza, divino... Porém, um problema: só existe uma pousada, suuuuuuper cara, que precisava de reserva...


Decidi tentar, sei lá, trabalhar na pousada, fazer algum trabalho voluntário na ilha, me juntar a um grupo de pesquisadores. O objetivo era passar o mês inteiro la... Como segunda opção, resolve abrir a revista uma segunda vez... Ilha de Marajó, Belém... Bom, beleza. Fiz as malas, liguei pra um amigo de Piauí e disse que tava indo pra Pernambuco, se não podia ficar uma noite na casa dele... Expliquei a estoria toda.. Ele achou ótimo e disse que me pegaria na rodoviária assim que eu chegasse.

Lindo. Entrei no ônibus preparada para a jornada mais longa de toda minha vida... cerca de 40 hras num ônibus... ai ai.. mas tava indo tudo numa boa... conversei com a galera do fundão, já estávamos cantando, tocando violão, fazendo a festa... e comecei a perguntar onde as pessoas iam descer, pra ver até onde eu teria a cia daquele pessoal... Até que chegou minha vez de responder...
Ah, tô indo pro Piauí... Como assim???... perguntaram uns.... esse ônibus nao vai pra lá, me avisaram...
 Naaaooooo???? ai ai ai... motorista, motorista, tô no ônibus errado... pra onde vcs vão? pra Belém, disse ele... e vc???? (nesse momento vi a segunda opção na minha frente, Ilha de Marajó!!!) bom, posso ficar aqui tbm? vc vai pra onde pergunotu o motorista? Tanto faz, disse eu... escutei atrás de mim: iii, aposto que essa daí tá fugindo do marido...
Bom, continuou ele, se vc pagar a mais, pode ficar aqui... Ótimo!!! paramos o ônibus no primeiro ponto de parada... Mãeee.... vc não sabe o que aconteceu... (mas mãe sempre sabe)... onde você tá, filha? perguntou ela... expliquei a estoria toda... bom, eu tenho um amigo da faculdade que é de Belém, mãe, você pode ligar pra ele e ver se eu não posso ficar uns dias na casa dele? posso, posso sim...
 bom, tudo combinado, os pais dele iam me pegar na rodoviária no sábado e ele chegaria de avião no domingo à noite... deu tudo certinho... apesar do calor infernal, dos mosquitos, de todo mundo ser baixinho (tenho 1m78), fiquei me achando um gigante... passeei com os pais dele e dormi.. no dia seguinte fui pra um jantar com toda a família dele na casa da avó... ai ai.. e pra explicar que eu não era namorada dele e que estava lá por acaso??... ai ai ai... bom, até que ele chegou. tudo certo. jantamos. nos divertimos. no dia seguinte resolvmos ir pra Ilha de Marajó!



Chegando lá, era época de eleição, a ilha em greve, tudo parado. não tínhamos lugar pra ficar, nem muito $$$..
Pegamos duas moto taxis e fomos pra uma praia num rio que tem por la... só tinha a gente e um chalezinho q vendia umas porções.. conversando com os donos, disseram que podíamos dormir lá por $10... tinham uma rede para nos emprestar, era só comprar uma outra... ótimo, lindo.
dormimos os 6 (tinham 2 netinhas) pendurados num chalé ao lado do rio... bom, até que o resto foi tranquilo... fomos pescar camarão com eles à noite, passeamos, aprendemos as danças típicas do local...
O único detalhe é que não ligamos para a mãe do meu amigo nenhuma vez… E lá tava ela desesperada a ligar para minha mãe… hhahahahahaha
mas agora sempre pergunto umas 3 vezes antes de entrar em ônibus (e mesmo de avião) para onde eles vão... só pra ter certeza....

No comments:

Post a Comment