7.27.2009

Sab. 25 de julho. Festa no Rajasthan


Dia de festa no Rajastão, é o Teej Festival. "Celebra-se, todos os anos, uma festa feminina em que as mulheres veneram a Deusa “Parvati”, a sua união com Lord Shiva e o advento da monção das chuvas. Os homens de grandes bigodes usam normalmente turbantes e adagas porque são guerreiros dos Rajás. Nas ruas de Jaipur vêem-se edifícios com arcadas e todo um comércio próspero. Percorrem diariamente as artérias da cidade, mulheres com saris multicolores, ghagharas e burkas, a maioria usando o “bindi” na testa (A pintinha de cor). Nas tendas, a comida está ali ao lado, do barbeiro ou do aguadeiro, do garajeiro ou do leiteiro, do comerciante de roupa ou do taxista. Todas as profissões se entrecruzam numa amálgama de serviços. Odores a açafrão contaminam o ar e o sabor a caril espalha-se pelos poros humanos." (copiado daqui)

Vó, não se preocupe, de acordo com ele vou casar e terei 3 filhos! Viajo bastante (não diga?!), aos 31 anos alguma coisa importante vai acontecer, a sorte me acompanha. Ah, e disse ainda que devo viver ainda várias décadas...

"O Mehendi é muito usado nas cerimónias de casamento, especialmente porque está associado à transcendência e a transformação. Em geral, os amigas e membros da família da noiva passam horas juntos a pintar e aproveitam para conversar sobre a lua-de-mel. Enquanto a tatuagem durar, a noiva não faz nenhum serviço em casa, apenas se desejar. As noivas indianas costumam esconder as iniciais do futuro marido entre a teia de símbolos hindús que vão tomando conta do corpo. Na noite de núpcias, os homens têm de encontrar as suas iniciais." (fonte)

1 comment: