6.17.2009

Batucada da Shiva. 16 de junho.

Pelo título, agradecimentos à Drizon.
Quanto mais ando por aqui, mais vejo a semelhança entre a terrinha de lá e a de cá.
Índia me lembra Brasil na infância, há uns 20 anos (nossa, primeira vez que falo esta frase! e escrita tem mais impacto ainda).
Bagunça, empurra-empurra, desorganização.
Sujeira na rua, lixo no chão e casas impecáveis com empregadas tirando o pó.
Loucura no trânsito, falta de respeito. Acho que aqui não se fala palavrão.
Lembra quando teve a abertura da economia? Chegada de carros importados, marcas famosas, mudança nos hábitos de consumo. Vontade de ter o negócio próprio, mesmo que mini.
Comida caseira, almoço com todos à mesa. Família.
Respeito e curiosidade pelos estrangeiros. Exploração, preços mais altos, cardápios variados. Olhares. Olhares. Olhares.
Gente morrendo em cima do metrô, ônibus abarrotados, postes entortados, improvisação, gatos a mil. Metrô luxuoso, limpo, pontual, fila.
Pneu furado. Carro amassado. Carro blindado. Motorista.
Miséria, pobreza, fome, calor, frio, gente congelada. Hotel 5 estrelas, champagne.
Religião. Templos, cultos, músicas, ceremônias.
A diferença é que aqui uma parcela pequena da população, ou seja, alguns milhões, já nasce falando inglês.
País do futuro. Qual dos 2?

3 comments:

  1. Agnes9:29 AM

    Os 2 neh?
    Afinal BRIC, tira o R e tira o C, sobre o Brasil e a India.
    Interessante ler isso Kika. Vi a China nesse estado 15 anos atras, hj num sei andar nas ruas de Shanghai de tanto que mudou. Da Russia num posso falar nada, mas bastam 10 minutos de conversa com meu chefe que cresceu sob o regime comunista da Russia e ver um video recente (que ta no youtube) onde o Putin manda o cara - um dos maiores businessmen da Russia - assinar o contrato, que ele nem leu, mas assina pra num morrer. E ainda tem q devolver a caneta do cara - fantastico! - pra achar que esse bloco ai na verdade nada mais eh que uma linda invencao de banqueiros que juntaram as letrinhas e acharam que ficou legal!
    Mas voltando ao potencial da India e do Brasil. Eh no minimo interessante ver que aqui na Europa pelo menos as fichas estao sendo apostadas nesses paises. A India com o maoir potencial pra trazer a demanda de volta pra industria e tirar o mundo da crise. Enquanto isso o Brasil continua a crescer, os lideres mundiais amam o Lula e se bobear o cara vai virar presidente do Banco Mundial.
    De fora do Brasil, a gente esquece as vezes como o Brasil eh de verdade. A nossa terra eh linda e sem problemas! E agora tambem estamos ricos! Emprestamos dinheiro pro FMI, pra Argentina... quem mais? Ai estouram os filmes como Tropa de Elite nas bilheterias internacionais, e la vai vc explicar pra gringo que o que ele acabou de ver num eh ficcao, mas eh realidade. E vc sai da sala de cinema com aquela sensacao de quem levou um belo de um tapa na cara!
    Mas no fim do dia eh por essas e outras que ainda somos junto com a India, o pais do futuro. Porque tem tanta coisa pra arrumar, tanta gente pra comprar geladeira, casa propria, fogao, carro e celular que ainda temos tempo pra puxar as economias desenvolvidas pra fora da lama sem que elas mesmas tenham que crescer!
    E enquanto isso ficamos a pensar em Goncalves Dias...
    "Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabia
    As aves que aqui gorjeiam, nao gorjeiam como la.
    Nosso ceu tem mais estrelas, nossas varzeas tem mais flores.
    Nossos bosques tem mais vida, nossa vida mais amores!"
    Bjoks

    ReplyDelete
  2. Nossa broa.
    Não sabia da dessa visão do mundo sobre o país. Agora com a corrida presidencial, só apontam o lado ruim de tudo. Acho que isso gera uma auto-estima muito baixa entre nós. Triste.
    Bjocas
    Brow

    ReplyDelete
  3. OI Kika, tudo bem?

    Conheci teu blog, através do blog do Tas.
    Desde então, estou acompanhando.. e cada dia melhor..
    Achei bem bacana tua idéia.. Boa sorte aí !

    Bjs,
    Thaiza

    ReplyDelete