6.29.2009

Jornal "São Paulo Agora", encarte ShowTV, por Vinicius Aguiari - 27/06/09, pág. 20-21

Blogando da Índia

Pelo título de seu blog e pela desenvoltura que mostra em seus vídeos, a paulistana Érika Tabacniks poderia fazer paródias com a turma do “Casseta e Planeta” (Globo). Em vez disso, ela está estudando em Nova Déli, capital da Índia, de onde atualiza o blog “Caminhando na Índia” (www.kika123.blogspot.com) com notícias, fotos e vídeos do país.

Érika (ou Kika, como prefere ser chamada) foi para a Índia trabalhar por três meses em uma empresa multinacional. “Eu estava nos Estados Unidos, em Medford [Massachusetts], fazendo o meu mestrado em direito e diplomacia”, diz ela. “De junho a agosto, os alunos realizam os ‘summer jobs’ [trabalhos temporários de verão] ao redor do mundo. Vim para cá para me aprimorar e adquirir riqueza cultural e experiência profissional”, completa ela, que tem 29 anos.

Apesar do academicismo, o blog da aquariana não traz notícias relacionadas a números ou a trabalho, mas sim imagens e retratos do modo de vida do povo indiano. Uma ótima oportunidade para os fãs da novela “Caminho das Índias” (Globo) aprenderem mais sobre o país que foi colônia do Reino Unido até 1947 e é berço das religiões hindu e budista.

Vida na Índia
Kika fala pouco hindi, uma das duas línguas oficiais do país. Sai-se melhor no inglês, que aprendeu quando morou nos Estados Unidos pela primeira vez, entre 1994 e 1996. “De hindi falo três palavras, que aprendi por aqui. Quando não entendem inglês, faço mímicas ou anoto em um caderninho onde quero ir e mostro a eles. Na dúvida, falo em português mesmo. Até que eles compreendem”, diz ela.

Em seu canal no YouTube (www. youtube.com/erikat99), Kika já publicou cinco vídeos onde ela aparece visitando parques da cidade, feiras livres e até pegando “bike táxis”, os taxistas que fazem corridas com bicicletas. Ela acha que a Índia de hoje é semelhante ao Brasil do início dos anos 90, período em que o país passou pela abertura econômica.

“Hoje tem muitos carros novos, importados, marcas famosas, cardápios variados, hotéis cinco estrelas”, diz. “Por outro lado, tem um metrô luxuoso com gente morrendo em cima dos vagões, ônibus abarrotados, postes entortados e um monte de bichos soltos pelas ruas.”

“Caminhando na Índia” foi a primeira experiência da estudante como blogueira. De início, a página surgiu como um canal para ela se comunicar com os amigos distantes. Logo, ela percebeu que somente as fotos e os textos eram pouco para traduzir a atmosfera, os sons e as cores do país e decidiu começar a fazer vídeos usando uma câmera fotográfica digital. “No primeiro dia, eu fiquei envergonhada de falar sozinha na rua. Agora, nem me preocupo”. O blog ainda não é um estouro. Em 14 dias, teve mil acessos, mas sua popularidade está crescendo.

Será que Kika toparia largar tudo para ser uma viajante blogueira a contar suas aventuras na rede? Para responder, ela cita o poeta chileno Pablo Neruda. “Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. Eu aceitaria”, diz, sem hesitar. Kika deve ficar em Nova Déli até o dia 20 de Agosto.

5 comments:

  1. Marcelo4:24 AM

    Oi Kika,
    Voce poderia dar uma incrementada no blog, colocando uns contadores de visita e aquele mapa que mostra de que parte do mundo vem os leitores. É bem legal!!
    Marcelo.

    ReplyDelete
  2. Kika...muito legal!
    Tá ficando famosa hein, primeiro o Marcelo, agora o jornal, parabéns!

    ReplyDelete
  3. Thaiza12:25 PM

    Uau!
    Você está ficando super famosa, heim?

    Excelente! O Conteúdo é de excelente qualidade, mais que merecido.

    Abs,
    Thaiza

    ReplyDelete
  4. Oi Marcelo! Dei uma modernizada no blog... ainda estou tentando descobrir como colocar o mapa...

    Thaiza, Mariela, obrigada!!

    beijos

    ReplyDelete
  5. E vc achava q ninguem lia seu blog ...
    bjao

    ReplyDelete