6.11.2009

Sexta. 12 de junho. Também quero fazer Mestrado.

Eis as respostas para as perguntas que recebi sobre Mestrado, bolsa, faculdades e blá blá blá...

Conforme o Tas comentou, estou fazendo mestrado em Direito e Diplomacia na Fletcher School, que é a escola de pós graduação da Tufts University.
Localizada na pacífica Medford, pertinho de Boston, cidade repleta de fanáticos pelos Red Sox, Patriots, Celtics, e Bruins e coberta de neve por longos meses. Próxima a 5 universidades, tem parceria com Harvard e MIT – onde podemos fazer 1/4 de nossas aulas.
A Fletcher tem diversos cursos, como o LLM para advogados. Estou fazendo o MALD - Master of Arts in Law and Diplomacy, que exige uma especialização em duas sub-áreas. Ainda estou decidindo quais.
Sou um dos 23 “januarians” (começamos em janeiro). São 2 anos, com a possibilidade de terminar em 1 ano e meio. Até setembro temos nosso "summer vacation", período em que a maioria dos alunos vai fazer um estágio na área de estudo pelo mundo afora. Veja o mapa.


Por isso vim parar na Índia - estou trabalhando com microfinanças na EDA Capital Connect.

Em termos de bolsa, bem, vamos lá.
No Brasil, que eu saiba, existe a Fundação Estudar (processo bastante concorrido); o Instituto Ling e a Comissão Fulbright (que não incluem o curso que estou fazendo) e a Fundação Ford em parceria com a Fundação Carlos Chagas (do qual eu também não pude participar). No exterior, existe a Organização dos Estados Americanos (bastante demorado e burocrático).
Além disso, as faculdades costumam fornecer um certo auxílio financeiro aos alunos. Consegui uma parte com a Fletcher. Ainda estou explorando outras alternativas: fazer empréstimo em um banco nos EUA (não é tão fácil para estrangeiros), fazer uma vaquinha entre os amigos, dançar samba no metrô, ganhar na loteria, vender os vídeos "Caminhando na Índia"...
Para gastos do dia-a-dia, tem várias opções de trabalho na própria faculdade.

12 de junho. Chega de internet - a não ser que seja para enviar flores online para quem você gosta.

2 comments: