9.02.2009

Dom. 30/08. Amritsar.

Se no fim de um arco-íris tem um pote de ouro, não tenho muita certeza. Mas ao final dos 447 km e das 9 horas que separam Delhi de Amritsar, existe um templo de ouro chamado Golden Temple. E foi lá onde eu, Jenny, Pankaj e Adam passamos algumas horas de nosso domingo e da segunda-feira.

A cidade de Amritsar fica ao lado da fronteira com o Paquistão, onde, diariamente, ocorre a "cerimônia de fechamento do portão" - sim, é isto que separa as duas nações, uma cerca de arame farpado e dois portões, cada país tem o seu. A cerimônia é um dos eventos mais bizarros e estranhos que já presenciei, uma mistura de Fla x Flu sem bola, onde os soldados parecem cheerleaders de high-school da terra to Uncle Sam, e têm todos seus movimentos que parecem uma luta bem engraçada e nada muito eficiente acompanhados por centenas de pessoas do lado de cá e algumas dezenas do lado de lá. Entre os dois países, sai vitorioso aquele que gritar "oooooooooooooooooooo" por um tempo maior. Dura cerca de 40 longos minutos, durante os quais os indianos gritam e uivam palavras de vitória e encorajamento. Interessante.

Dormimos acompanhados de alguns insetos no hotel mais sujo que eu já vi em toda minha experiência hoteleira. Contive-me, pois a vontade de brincar com o ratinho, carinhosamente apelidado pela Jenny de "gato" era imensa. Longa viagem, longo dia. Vishram karo. Vishram karo.

No comments:

Post a Comment