9.07.2009

Domingo. 6 de set. Estranho.

Não sei se choro ou sorrio.

Choro por mais uma despedida. Deixo outra pátria que me acolheu com respeito, em grande parte, e amor, de algumas pessoas. Choro por deixar a família Mehtas que me recebeu com braços abertos e se despediu com um abraço apertado. Choro pela distância que passa a existir entre o Pankaj e eu, que tanto me ensinou e me encheu de carinho. Choro pelo fim da novela e a volta à realidade. Choro durante o almoço de despedida no Punjabi e quase vomito com o shot de vodka + batata em um pãozinho redondo. Choro ao arrumar as malas e ver o quarto vazio, a casa sem cores, o varal sem roupas. Choro em pensar que a casa nova deve estar uma imundície sem fim, e nem consigo pensar na situação do banheiro. Choro em lembrar que as músicas, os filmes e os seriados seguem comigo. Choro com o abraço carinhoso do Victor, chef to restaurante mexicano Sanchoz. Choro em deixar pessoas queridas e choro ainda mais em pensar nas estórias a serem contadas e nos fatos vividos deixados à distância. Choro com as músicas ao caminho do aeroporto. Choro ao me aproximar d0embarque no aeroporto internacional de Delhi. Choro com o abraço apertado do Pankaj.

Sorrio pela sensação de dever cumprido. E comprido. Sorrio pela realização do desafio, pela perseverança e força de vontade, que eu nem sabia que tinha em tanta quantidade. Sorrio por não ter ficado com diarréia. E nem com malária ou gripe dos porquinhos (que, pelo visto, está pior no Brasil). Sorrio pelo conhecimento adquirido, pelas novas amizades criadas, pelo fortalecimento ainda maior das antigas. Sorrio pelo auto-conhecimento desenvolvido. Sorrio pela tatuagem que fiz da deusa Ganesha, apesar da dor pulsante. Sorrio ao ver o gigantesco sorvete de hot fudge. Sorrio em pensar na casa nova, que será enfeitada com lembranças indianas. Sorrio com as novas músicas, os filmes e seriados que seguem comigo. Sorrio com as palavras queridas do carinhoso Victor, chef do Sanchoz. Sorrio em pensar que verei outras pessoas queridas. Sorrio com as estórias a serem contados, os fatos e acontecimentos vividos. Sorrio ao me aproximar do aeroporto internacional de Delhi. Sorrio ao acenar goodbye.

O ar quente e agora úmido, a poeira refletida nas luzes amarelas dos postes, o barulho estridente das buzinas me relembram a noite em que pousei na Índia, 104 dias atrás.

7 comments:

  1. Lindo seu texto de despedida!!! :)

    ReplyDelete
  2. manfredo9:30 PM

    Kika
    Que viagem! Viajamos todos. Aprendemos com você. Sentimos contigo as alegrias, as surpresas, a dor do adeus. Sentiremos saudades também. Obrigado. pai.

    ReplyDelete
  3. Oi Rubens, agradeço por ter acompanhado meu dia-a-dia de pertinho!

    Pap's, tô com saudade! beijo!

    ReplyDelete
  4. Drizz7:06 AM

    Kika, muito lindo. Parabéns. Foi ótimo te acompanhar.
    bjs

    ReplyDelete
  5. to chorando! lindo, saudades ! quero ver sua tatuagem!
    beijao

    ReplyDelete
  6. e eu chorei com o post. odeio despedidas. queria q a vida fosse só adições.

    ReplyDelete
  7. ohhh, minhas amigas choronoas... rs.. que saudade imensa de vocês! beijo no coração!

    ReplyDelete